O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

André Neves

As obras do ilustrador e escritor - muitas delas traduzidas para outras línguas - são um encanto, e as crianças merecem desfrutá-las. André Neves, agraciado com os selos altamente recomendáveis concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, é pernambucano, mas há tempos estreitou laços com o RS e hoje mora em Porto Alegre.

Assista a um vídeo, no qual o autor fala sobre sua carreira e de seu processo criativo.




Agora, vamos às obras!


A caligrafia da Dona Sofia
Editora: Paulinas




Quem disse que mandar cartas é coisa de velho"? E se esta carta for um poema? Dona Sofia, que vive da leitura e de cuidar de seu jardim, anda mandando cartas com versos pra cidade toda.

Maroca e Deolindo
Editora: Paulinas



Maroca e Deolindo, escrito e ilustrado por André Neves, é uma viagem pelo Brasil marcada pelo calendário festivo, em que o autor, para contar uma história, se apoia no espaço e tempo de uma festa regional. Seja um conto de amor, de casamento, de fé, de sonhos, de História... Mais do que personagens ambientadas, André costura poesia e reflexões, ancoradas no barco das tradições folclóricas.

São 12 festas que servem de palco para os contos: Festa do Senhor do Bonfim, em Salvador; Carnaval no Recife; Procissão do Fogaréu, em Goiânia; Marabaixo, em Macapá; Cavalhada, em Pirenópolis, Goiás; São João, em Campina Grande, Paraíba; Festa do Sairé, em Santarém, no Pará; Romaria de Bom Jesus da Lapa, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia; Semana da Farroupilha, é em Farroupilha, em Porto Alegre; Círio de Nazaré em Belém do Pará; Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, em Paraty-RJ e Natal.

André reveste todas elas com ilustrações mágicas que confirmam seu estilo singular e talentoso. Ele brinca com a diagramação do texto, explorando os recursos grafotipográficos: há sempre uma frase desenhando uma estrada, uma interjeição em tamanho maior, um espanto em cor diferente... mas não são recursos colocados aleatoriamente; é como se iluminassem o texto, como se fossem sinais daquilo que não se quis escrever... só festejar.  

Obax
Editora: Brinque-Book



Quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece, e é hora de descobrir muitas aventuras. 

Lino
Editora: Callis



De noite é fácil enxergar a luz dos brinquedos. E Lino vai descobrir que a felicidade não tem limites entre a terra e as estrelas. Esta é a história da amizade de Lino, um simpático porquinho, e Lua, uma coelhinha branca de barriga luminosa. Eles viviam juntos em uma loja de brinquedos, até o dia em que Lua desapareceu. Lino, ao buscar por sua melhor amiga, acaba tendo uma grande surpresa. Descubra o que aconteceu e saiba por que uma luz se acendia na barriga de Lua.

Margarida
Editora: Abacatte


Conhecer o mundo era tudo que a vaca Margarida queria, e as opiniões acerca de seu desejo eram as mais diversas. Até que, seguindo os conselhos de um sábio Jabuti chamado Aurélio, ela foi ao encontro de seu destino... Utilizando uma linguagem poética Margarida é um maravilhoso conto metafórico, ou simbólico, sobre as escolhas de cada um. Sua leitura abre espaço para inúmeras abordagens. Basta abrir os olhos (e o coração) e ver... e sentir...

30 melhores do ano Revista Crescer 2011
Selecionado para o Catálogo de Bolonha 2011
Altamente recomendavel FNLIJ 2011

Casulos
Editora: Global


Um casulo é o lugar onde ocorre a metamorfose da lagarta em borboleta, mas pode ser também o local onde nossos sonhos se retiram para ganhar asas, criar outros espaços, outros tempos... 
Na imaginação, no devaneio, na fantasia, há uma liberdade ilimitada, a possibilidade infinita de construir o real, o imaginário, subir, voar, pousar no agora, no antes e no depois.
Casulos, um livro belíssimo de ver e sentir, abre também a possibilidade, de sem palavras, só com imagens, compreender os tantos mistérios da natureza animal e humana.

O capitão e a Sereia
Editora: Scipione


Certa noite, capitão Marinho, o contador de histórias, reencontra sua concha. Dentro dela ainda nadam histórias de marujo, de peixes coloridos, golfinhos, tubarões. Ele então abandona as histórias, parte, vira capitão Marinheiro. E se encanta pela sereia, mergulha com ela, conhece o mundo profundo das águas. Mas logo uma tristeza o invade, sente-se afogado num oceano muito menor do que existe dentro dele, a terra firme é o seu lar. Como conciliar esses dois oceanos tão importantes na sua vida?

Um pé de vento
Editora: Projeto



Um pé de vento é a história de Íris, uma menina que tem um olhar muito atento para a natureza. Ela vê a árvore como uma amiga, com quem passa o tempo e com quem conversa, e o vento, como uma brincadeira. É uma narrativa-poema que fala do tempo “mansinho” de ser criança.

Iberê menino
Editora: DCL



A obra do pintor e gravurista Iberê Camargo é reinventada com pinceladas lúdica da infância do artista, possibilitando outras perspectivas de leitura sobre a vida e da arte.


Um pouco mais do autor:
Visite o blog de André Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...