O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

sábado, 14 de janeiro de 2012

A poesia de José Paulo Paes



Estou aproveitando as férias para pesquisar sobre poesia infantil, que será o tema da minha dissertação de Mestrado. Munida de uma mala recheada de livros do gênero, emprestada generosamente por uma amiga, pouco a pouco vou desvelando mais um pouco do encantador, divertido e inusitado universo que a poesia abarca em sua essência.

A poesia proporciona momentos lúdicos e prazerosos, evidenciando em sua estrutura a valorização da sonoridade, com rimas, assonâncias e aliterações bem como com trocadilhos e plurissignificações. A criança, ainda, ao vivenciá-la, entra em contato com seus medos, sentimentos e emoções, tornando a leitura um momento único para o seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo.

E, quando se fala em poesia voltada ao público infantil, logo alguns nomes rapidamente nos vêm à memória: Cecília Meireles, Mario Quintana, Sérgio Capparelli, Manuel de Barros, Henriqueta Lisboa, Elias José, Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira, Leo Cunha, José Paulo Paes, entre outros.

Hoje gostaria de sugerir a leitura da obra do querido poeta José Paulo Paes, que nos deixou precioso material para compartilhar com as crianças. Antes que vire um artigo, vou apenas apresentar alguns títulos de livros e poemas do autor.

Clique na imagem para ampliá-la

Menina recitando poema Convite

Veja também:
Transcrição de depoimento do poeta na V Jornada Nacional de Literatura, na revista de Poesia Infantil Tigre Albino.
Artigo do Prof.º Doutor João Luís de Almeida Machado, sobre a obra Poemas para brincar.
Vídeo poesia de Mistérios do Passado.  

Um comentário:

Deixe seu recado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...