O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A avaliação está a serviço de quê?

Gostaria de compartilhar o artigo* A avaliação e o fracasso escolar, do Professor Charles Hadji, Doutor em Letras e Ciências Humanas. Nele, o autor associa o fracasso do sistema escolar a métodos ultrapassados de avaliação de aprendizagem bem como cita exemplos e aponta estratégias para superar o atual cenário educacional.



Destaquei dois trechos da matéria:

Para combater o insucesso escolar, parece-nos necessário também escapar da obsessão pela performance. O aluno não pode ser comparado a um atleta que almeja conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos. O objetivo não é passar à frente dos outros, mas adquirir as habilidades que a sociedade julga serem fundamentais. Aprender, não aprender a competir com os outros. Sabe-se atualmente que se aprende melhor em um clima de cooperação do que em um clima de competição (Monteil, 1989). É por isso que o educador deve desconfiar e se afastar das classificações. 

Não tornar pública as classificações que institucionalizem a comparação entre alunos, engessando os resultados. A questão é saber em que cada um se encontra em relação a um objetivo: Paulo sabe ler e resumir um texto? Não se trata de saber se ele o faz melhor que Pedro. A classificação ocorrerá nas competições, quando se faz uma seleção para um número reduzido de lugares. Ela é irrelevante durante o processo de aprendizagem, em que o que conta é, tão-somente, o progresso de cada um em relação a si mesmo.


Infelizmente, muitos profissionais ainda veem a avaliação como um instrumento classificatório. E pior: sob o argumento de que "o mundo lá fora" é competitivo. Ora, o que realmente queremos enquanto educadores: reforçar o modelo social vigente ou proporcionar o desenvolvimento de seres humanos, com vistas a uma sociedade colaborativa? Alguns professores, coordenadores e gestores precisam, urgentemente, repensar suas práticas pedagógicas, a fim de que o objetivo maior da educação, que se fundamenta na constituição  emocional, social e cognitiva do aluno, não se perca.




Leia também:
Artigo Avaliação da Aprendizagem como Processo Interativo: um Desafio para o Educador, da professora Doutora Jane Rangel Alves Barbosa.

*Artigo publicado na revista Nova Escola, Janeiro 2012.
Fonte das imagens: http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_imagens/07Escola//aluno_com_prova_05.jpg, http://www.crandon.com.br/trono-leitura.jpg.

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