O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tabuada: decorá-la ou não decorá-la?

Compilei um material que apresenta uma abordagem mais reflexiva em relação ao estudo da tabuada nos anos iniciais. O consenso é que a decoreba não desenvolve a compreensão dos processos existentes nas tabelas nem proporciona uma aprendizagem significativa. Nos artigos, há dicas de como ajudar os alunos a entender que, através de estratégias, há diversos caminhos para se chegar a um mesmo resultado e que, nesse processo, a tabela pitagórica é de grande importância.

Discutir com os alunos sobre a relação dos produtos da multiplicação e as propriedades envolvidas nos cálculos ajuda a memorizar os resultados e a encontrar os que eles não sabem de cor



A tabela pitagórica (também chamada de tábua ou tabela da multiplicação) é um quadro de dupla entrada no qual são registrados os resultados das multiplicações, de uma vez um até 10 vezes 10. Neste vídeo, a pesquisadora Claudia Broitman, professora titular de Didática da Matemática na Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, vai tratar de diferentes possibilidades de trabalho com esse recurso.




Animação de multiplicação entre números de dois algarismos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...