O livro é passaporte, é bilhete de partida.
Bartolomeu Campos de Queirós

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cultura afro-brasileira

A Editora Pallas, especializada em publicações sobre cultura afro-brasileira, apresenta uma série de livros de literatura infantil. Conheça alguns.


Bruna e a Galinha D'angola
Autor: Gercilga de Almeida


Primeiro livro infantil a retratar o universo mítico africano representado pela Galinha d´angola e sua relação com a criação do universo de uma forma didática, lúdica e prazerosa.

Assista ao vídeo da história contada:




Seis pequenos contos africanos sobre a criação do mundo e do homem
Autor: Raul Lody


As seis histórias deste livro são uma amostra da sabedoria que o Brasil recebeu da África. Elas falam da criação do mundo e de alguns deuses africanos.

Livro disponível aqui.

Erinlé, o caçador e outros contos africanos
Autor: Adilson Martins


Neste livro os personagens têm nomes africanos; os animais e as plantas são nativos da África; os lugares ficam na África, mas seus temas são universais. Alguns contos procuram explicar a origem de certas coisas; esse é um tipo de conto presente em todas as culturas. Existem contos que falam de recompensas e castigos, ou do valor da esperteza para enfrentar dificuldades. Com eles, também aprendemos que pequenos favores a animais mágicos podem trazer grandes benefícios, e que o caçula enganado pelos irmãos pode 'dar a volta por cima', entre muitas outras lições. Os contos se caracterizam por apresentar muitos elementos e detalhes que vamos descobrindo aos poucos, conforme vamos lendo (ou ouvindo) mais e mais vezes o mesmo texto.


Falando Banto
Autor: Eneida D. Gaspar


Este livro mostra, em dez poemas, como, ao tratar de coisas simples do cotidiano, estamos Falando banto! Todos nós aprendemos na escola que muitos milhares de africanos (principalmente bantos) foram trazidos para o Brasil durante o tempo da escravidão. O vocabulário é uma das contribuições africanas ao nosso país. O livro traz um glossário com as palavras de origem banta presentes nos textos.


A lenda do timbó
Autor: Sonia Rosa


A lenda do timbó é uma bela história de amor: dois povos em guerra, um amor proibido, um casal em fuga... e um final mágico. O timbó de que este livro fala não é o cipó amazônico, cuja história aparece em muitas coletâneas de lendas indígenas brasileiras. Ele fala de uma árvore nativa da região do Chaco que, no Brasil, ocorre nas regiões Sul e Centro-Oeste.


O menino Nito - Então, homem chora ou não?
Autor: Sonia Rosa


Nito abria um berreiro por tudo e ninguém aguentava mais tanta choradeira. Um dia seu pai o chamou num canto e veio com aquele discurso: “Você é um rapazinho, já está na hora de parar de chorar à toa. E tem mais: homem que é homem não chora.” Essas palavras martelaram na cabeça do Nito...

Livro disponível aqui.

O papagaio que não gostava de mentiras e outras fábulas africanas
Autor: Adilson Martins


O autor apresenta uma coleção de fábulas como as de Esopo e La Fontaine – os famosos autores da Grécia antiga e da França – mas com uma pequena diferença: são fábulas que vêm dos povos a que pertenceram nossos tataravós africanos.


O livro negro das cores
Autor: Rosana Faría e Menena Cottin


Publicado em vários idiomas e premiado em diversos países, chega ao Brasil pela Pallas Editora, O Livro Negro das Cores.
De autoria das artistas venezuelanas Menena Cottin (escritora) e Rosana Faría (ilustradora), O Livro Negro das Cores é uma experiência de leitura. Pelas mãos de Tomás (a personagem principal dessa história) somos levados a conhecer o mundo através dos cheiros, sabores e sons.
O texto branco em páginas negras, com a tradução em Braille e na página oposta, também negra, as imagens sugeridas pelo texto impressas em verniz, convidando o leitor a tocá-las e a perceber um novo e fascinante universo.
Ilustrações em relevo nos permitem experimentar várias texturas e nos desafia a recriar as cores, a pensar no cheiro, no som ou no sabor que cada uma delas pode ter. Um livro que nos lembra que há sempre mais do que vemos e que devemos sempre estar atentos para redescobrir a beleza oferecida por todos os nossos sentidos.

Prêmios
Bologna Ragazzi - New Horizons 2007
New York Times Best Illustrated Books 2008
Booklist Top 10 Art Books 2008
Booklist Editors' Choice - Books for Youth 2008
School Library Journal Best Books of the Year 2008
NCTE Notable Children's Book in the Language Arts 2009
CANIEM 2006
Prémio nacional de las artes gráficas 2006
Benny 2006
Selección SEP Biblioteca de aula 2006

Um comentário:

  1. Muito obrigada por disponibilizar esse livros que são cada dia mais raros nas livrarias e biblioteca.

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...